top of page
  • Foto do escritor Amanda Melo

reflexão sobre trabalho, sonhos e caminhos.




Três vezes na semana, às três e meia da tarde, tenho a rotina de tomar banho, escovar os dentes, me arrumar e sair de casa. Em uma rua próxima da minha residência, chego ao meu destino: uma casa de portão preto, com duas crianças e um pai que me espera. Logo o pai, que precisa trabalhar, sai, e ficamos eu, uma menina e um menino, e durante algumas horas seremos só nós três. Às vezes assistimos Harry Potter, outras vezes, vemos filmes animados, também transitamos no Youtube, pelos seus milhares de canais infantis, quando cansam faço algum lanche, eles comem, e depois brincamos, ocasionalmente atuo como uma boa gerenciadora de conflitos, separando brigas e é assim até que a mãe chegue, e eu volte para casa.


Essa tem sido minha rotina de trabalho há pouco mais de três meses, eu sou uma babá. E esse trabalho no momento, é o que ajuda a me manter financeiramente durante a espera de buscar ser contratada em um estágio.


Eu nunca sonhei com isso, e nem com os milhares de trabalhos diferentes que encontrei, durante a vida. Mas para todos aqueles, que como eu, não podem se dar ao luxo de apenas estudar, o meu trabalho serve na sua função.


Sinto que, muitas vezes, é difícil enxergarmos valor nos nossos trabalhos, quando eles não são os ideais de sucesso que temos em mente. Às vezes nem ao menos estamos nas nossas áreas, e isso faz com que seja gerado um sentimento de frustração e de questionamento: quando vamos conseguir sair e termos a vida profissional que tanto queremos?


Os nossos empregos nem sempre serão a realização daquilo que almejamos, mas eu queria te lembrar que o seu trabalho no momento pode até não ser a sua “chegada” que sempre foi desejada, mas tem a grande chance de ser um caminho que te ajuda a chegar lá.


Trabalhar em telemarketings, lanchonetes, com crianças ou em papelarias, foram caminhos, caminhos que trilhei, que não foram frutos de sonhos, mas para suprir necessidades reais. Entendo que todos queremos viver os nossos sonhos o mais urgente possível, mas vivê-los não inclui apenas querer, engloba estudar, ter qualificações e principalmente acesso a oportunidades, que infelizmente nem todos temos igualmente.


O significado de trabalho, segundo o Oxford Languagens é “conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim”, então, tudo bem se o seu determinado fim, hoje, é ter sustento, poder dar uma vida melhor para sua família, afinal, suposições, expectativas e desejos nem sempre conseguem encher a barriga, né?


Li um livro recentemente chamado Roube como um artista”, do autor Austin Kleon, ao contrário da maioria dos artistas que possuem a mesma vibe de um coach, e te falam que você deve sim, largar tudo e viver do jeito que você sonha (quando a maioria deles possui uma rede de apoio financeira!), Kleon aponta sobre a necessidade de se ter um emprego fixo, para ao menos no pouco tempo livre que te resta, você poder ter o direito de fazer o que gosta e isso em paz, pois, as contas serão pagas. E a regra do emprego fixo é apenas ser algo que você não odeie completamente. Austin mesmo, costumava se apresentar como um “Web designer de dia, e poeta a noite”, até por fim conseguir viver de seu “turno da noite”, e para a maioria de nós, isso é o que mais faz sentido dentro da realidade que estamos inseridos, não é?


Com esse texto, quero te ajudar a voltar os olhos para aquilo que você faz hoje, não te pedindo para que você veja com amor, apenas te peço que olhe com o respeito e cumplicidade necessário, e te dizer que o que você faz importa e importa muito, através daquilo que você está fazendo, sua família, sua vida, e as pessoas ao seu redor, todos são abençoados.


Ainda mais, devido aos seus caminhos do momento, o seu futuro também é traçado, então aprenda o que poder com eles, nada é atoa, todas as áreas podem se tornar veículos de aprendizado. E bom, sugiro que tente sempre lembrar que coisas excelentes acontecem através desses caminhos, seja a alimentação de toda uma casa, as contas pagas no fim do mês, a faculdade que você continua cursando por ter como se manter, as doações que proporciona ao próximo, e o impacto que o seu serviço seja ele qual for, traz para a sociedade.


Um dia, realmente espero que você chegue no lugar que tanto quer, assim como desejo para mim. Também que aprenda a ver de forma diferente o que vive no agora. Sei que é fácil olhar e dizer que é desperdício de tempo, sei que é mais fácil ainda viver infeliz e ceder a desesperança, mas tenha fé e seja forte, somos pessoas normais e temos necessidades a serem supridas. De conselho: aproveite os caminhos que o hoje tem, sua jornada é única, e não esqueça que o presente é a vida que acontece, sei que você não quer perder isso pela insatisfação de não estar vivendo o futuro e suas expectações.



Link do livro

@herstblog

23 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page