top of page
  • Foto do escritor Amanda Melo

comida, lembranças e saudades

Atualizado: 17 de jan. de 2022


Hoje enquanto comia, percebi o quanto algumas comidas envolvem um maravilhoso sentimento de afeto, elas conseguem trazer com os seus sabores, saudade.


Tenho pequenas memórias da primeira série do ensino fundamental, lembro de estudar longe da escola, e todo dia de manhã sair bem cedo. Próximo da escola, ficava a casa da minha avó e antes de ir para aula tomávamos café lá, todo dia tinha o mesmo gosto e era gosto de pão com queijo coalho, na sanduicheira. Hoje, enquanto eu comia a mesma coisa que por um longo ano comi diariamente, lembrei, lembrei da minha avó que mesmo sendo um pouco rígida, demonstrava seu amor por nós através do seu cuidado; acordando cedo e fazendo o café de duas crianças (eu e minha irmã), e isso sem ter obrigação nenhuma. O meu avô também veio na minha mente, quase todos os dias, ele nos levava e buscava da escola, às vezes sem falar uma palavra, não por mal, mas por não haver muitas coisas em comum entre alguém de cinco anos e alguém de setenta, mas ele se esforçava, sempre havia biscoitos waffles e pipocas especialmente para nós e eu sabia que era o seu jeito de fazer com que nos sentíssemos bem-vindas.


Outra vez, provavelmente por volta dos meus sete anos, fomos eu, meus pais e minhas irmãs para o zoológico, comi salgadinho Torcida, sabor queijo a viagem inteira (na época, era o meu preferido) e na hora que decidimos fazer o piquenique, meu pai, uma pessoa criativa e adora misturar todas as comidas de um jeito estranho (e às vezes intragável), fez um sanduíche com batata frita dentro, e juro que até hoje não sei como foi feito, mas era o sanduíche mais sensacional que tinha comido até então; eu e minha irmã caçula, ainda nos lembramos salivando quando pensamos no sanduíche.


Quando eu estava na oitava série, tinha dois esportes preferidos: matar aula para pegar ônibus, rodando a cidade sem motivo algum, e matar aula para comer coxinha com minhas melhores amigas. Eu sempre era a amiga mais zerada quando o assunto era dinheiro, então, minhas amigas pagavam e eu adorava, nada melhor do que faltar aula e comer fritura — Amanda de 13 anos pensava —, ainda mais sem precisar pagar, era uma das melhores coisas do mundo! E apesar de hoje em dia, não incentivar nenhuma criança a ficar matando aula por aí, penso que as nossas experiências foram válidas e não devem ser tomadas como algo de todo mal, nos divertíamos muito. No final, se entupir de coxinha nunca é uma boa opção, mas naquele tempo era uma das coisas que eu mais amava fazer.


Tenho muitas lembranças e parece haver sempre alguma comida no meio, e isso é ótimo, posso comer e relembrar. O tempo não volta, as coisas vão continuar andando, mas podemos torcer para fazermos novas boas memórias e que de preferência tenham comidas maravilhosas também! E você, tem alguma lembrança que envolve comida? Me conta!








119 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page